cartaz2paisagem4.jpg

cartaz2paisagem4.jpg

cartaz2paisagem3.jpg

cartaz2paisagem3.jpg

cartaz2paisagem2.jpg

cartaz2paisagem2.jpg

cartaz2paisagem1.jpg

cartaz2paisagem1.jpg

II Paisagem Sonora

Mostra Internacional de Live Cinema do

Recôncavo da Bahia.

A proposta da mostra é realizar conferências, intervenções públicas, exposições e performances audiovisuais, reunindo autores, pesquisadores e coletivos que utilizam o vídeo e a música eletrônica como estratégia para potencializar um discurso, compartilhando repertórios, incorporando métodos de esgarçamento das linguagens e, sobretudo, intervindo na paisagem das Cidades de Cachoeira e São Félix.

A 2a Edição do Paisagem Sonora – Mostra Internacional de Live Cinema acontece em um momento importante de reflexão, mapeamento, crítica, descoberta e incentivo de novas iniciativas no campo do audiovisual, através do estabelecimento de um diálogo entre a produção do Recôncavo da Bahia, nacional e internacional. A mostra presta uma homenagem ao pesquisador canadense Murray Schafer. Criador das expressões “ecologia acústica”, “esquizofonia”, “som fundamental” e “paisagem sonora”.

Nesse sentido, apresentamos um bom panorama de autores que utilizam o cinema, o vídeo e a música como estratégia discursiva. O compartilhamento de repertórios, incorporação de métodos de esgarçamento das linguagens e, sobretudo, o rompimento de limites de um certo ensimesmamento são a tônica das performances. Com efeito, tais ações, aproximam-se do conceito de "campo expandido" e “cinema expandido”, o primeiro formulado pela teórica Rosalind Krauss, para caracterizar a nova escultura, que incorpora materiais e procedimentos os mais diversos e o segundo formulado por Gene Youngblood, que trata de uma série de experiências que rompem com os espaços formais do cinema. Em Sinestesia Arte e Tecnologia, Sérgio Basbaum define "música visual" como um território da arte ao qual podemos associar obras com as quais se aspire a uma sinestesia artística não hierárquica entre som e imagem em movimento.

 

 

Ficha Técnica

PAISAGEM SONORA 2015

 

Realização: Coletivo Xaréu

 

Curadoria e Coordenação Geral: Cláudio Manoel e Danillo Barata

Coordenação de Produção: Manuela Muniz

Produção: Thamires Santos

Assistentes de Produção: Bruna Maria, Larissa Leão, Rwolf Kindle e Thamires Duarte

Receptivo: Ulisses Arthur, Flora Braga e Cirlla Machado

Door: Raí Brasil

 

Registro Audiovisual: Mateus Ribeiro e Thiago Logasa

Registro Fotográfico: Carina Rosa e Silvia Leme

 

Identidade Visual: J. Cunha

Projeto Gráfico: Gil Maciel

Web Design: Diogo Navarro

Iluminador: Ton Aquino

Som: Canal Produções

Assessoria de Comunicação: Nadja Vladi e Tatiana Lima

 

Monitores: Christiane Almeida, Edelsio Lima Jr, Gabriela Palha, Juliana Brandão, Lindauline Moreno, Rômulo Vieira, Raissa Lima, Ramon Almeida, Tainara Freitas, Tamara Carla, Vinícius Rosa, Wendell Coelho e Wesley Pro.

 

Clique Aqui para conferir a programação do #2 Paisagem Sonora

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now