joaocabral.jpg

joaocabral.jpg

9_Palest_Jeff.jpg

9_Palest_Jeff.jpg

8_Palest_Solange.jpg

8_Palest_Solange.jpg

7_Palest_Luciano_Barreto.jpg

7_Palest_Luciano_Barreto.jpg

6_Palest_Nadine.jpg

6_Palest_Nadine.jpg

5_Palest_Benjamin.jpg

5_Palest_Benjamin.jpg

4_Palest_Jeder_Janotti.jpg

4_Palest_Jeder_Janotti.jpg

3_Palest_Micael.jpg

3_Palest_Micael.jpg

2_Palest_Messias.jpg

2_Palest_Messias.jpg

1_Palest_Darya.jpg

1_Palest_Darya.jpg

Palestrantes

 

Darya von Berner

Artista inovadora, internacionalmente conhecido pela série Atmosphere e outras obras que exploram a relação entre as pessoas, espaço e tecnologia em uma tentativa de mostrar como a arte contemporânea e outros processos conscientes contribuem na evolução e superação de contradições e como a busca de clareza permite-nos a ultrapassar os limites da técnica convencional. Atua principalmente no México e na Espanha. http://www.daryavonberner.net/en/06-about#sthash.fb79hnu1.dpuf

 

Messias Bandeira / Dj Elettra

Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA e professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Foi pesquisador visitante da New York University (Department of Media, Culture, and Communication). É músico e produtor cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, cultura digital e desenvolvimento, economia criativa e copyright, administração acadêmica, produção multimídia, música, indústria fonográfica, comunicação e sociedade civil, novas culturas políticas. É organizador do Digitalia - Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital. No II Paisagem Sonora, Messias Bandeira participa da mesa redonda “A Luz e a Paisagem - Repensando o Espaço Público” e faz uma performance como DJ (lounge set).

 

Micael Herschmann

Pesquisador, doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou estágios pós-doutorais em Comunicação pela Universidade Complutense de Madri e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ . Vem desenvolvendo as investigações intituladas “Comunicação, Música e Espacialidade” e “Cartografia Musical de Rua do Centro do Rio de Janeiro”. É autor de vários ensaios, coletâneas e livros (elaborados individualmente e em parceria), dentre os mais recentes destacam-se: “Música nas ruas do Rio de Janeiro”, “Comunicações e Territorialidades - Rio de Janeiro em cena”, “Nas bordas e fora do mainstream musical”, entre outros.

 

Jeder Janotti Jr.

É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de comunicação da UFPE. Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), com estágio de doutoramento na McGill University (Montreal, 2000). Tem experiência na área de Comunicação e Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular massiva, estudos culturais e cenas musicais. É coordenador do grupo de pesquisa Cultura, Comunicação e Música Popular Massiva. Autor e organizador dos livros “Rock me Like The Devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades no metal”, “Aumenta Que Isso Aí é Rock and Roll”, “Heavy Metal com Dendê”, “Comunicação e Música Popular Massiva” e “Comunicação e Estudos Culturais”.

 

DJ Benjamin Ferreira

Um dos principais nomes da disco e da house music brasileira, o paraense Benjamin Ferreira tem quase 20 anos de carreira e já se apresentou em eventos que vão de festivais aos principais clubes da capital paulistana, além de tocar em vários outros estados. Londres também já recebeu seu som, onde dividiu a cabine com nomes da grandeza de Ashley Beedle e Atjazz. Benjamin também é produtor e lançou músicas na Inglaterra e nos EUA com seu projeto Boogie Central, em parceria com o produtor e multinstrumentista Erico Theobaldo. Atualmente Benjamin é residente da festa Ursound (no Hotel Cambridge), organiza com Renato Cohen a noite Poperô, e também é responsável pelo projeto De Leve, em que toca soul, jazz, funk, música brasileira, africana, latina e afins. No II Paisagem Sonora, Ferreira faz uma performance como DJ e realiza uma palestra com djset comentado sobre Soul & Disco. http://rraurl.com/benjaminferreirahttp://www.deepbeep.com/djs/benjamin-ferreira/

 

Nadine Siegert

É Pesquisadora de estética e de artes da Universidade de Bayreuth (Alemanha). Vice-diretora do Centro Cultural Iwalewahaus da Universidade de Bayreuth (Alemahha) e Líder de Projeto do projeto "Revolution 3.0. Iconografias da utopia social na África e sua diáspora, no Departamentos de  Estudos Avançados africanos da Universidade de Bayreuth. Seu projeto de doutorado é intitulado "(Re)Mapping Luanda – Utopia and Nostalgia in aesthetic practise". Estudou Antropologia Cultural, Filosofia e Sociologia na Universidade de Mainz, onde trabalhou no Arquivo de Música Africano até 2008. Na Universidade de Bayreuth, trabalhou nos projetos de pesquisa "Arte-mundos em interação" (2006) e "Media Art e as dinâmicas da arte-mundos contemporâneos em Joanesburgo e Luanda"(2007-2009). Foi curadora de exposições como "Agora Luanda“ (2007), "Portraits of a Slippery Look“ – Kiluanji Kia Henda (2008), "Dzzzz – Nástio Mosquito“ (2008), "Hidden Pages“ and “Contrary Alignment”- António Ole (2009) e "Somos Irmãos – da família angolada de Pinto Afonso“ (2010), GhostBusters I [From Nightmare to Memory] (2011) e GhostBusters II {Haunted by Heroes} (2013).

 

Luciano Barreto de Matos

Atua na cobertura do cenário musical baiano e brasileiro, especialmente o chamado mercado independente, há mais de 10 anos. Mantém o site el Cabong, onde centraliza seus textos voltados a área de música. Já foi colunista e colaborador do jornal A Tarde e do site brasileiro da MTV. Colabora com publicações e sites nacionais. Apresentou e produziu programas de rádio, como o Rock Loco e programas Jam Sessions na A Tarde FM. Atualmente é um dos produtores e apresentadores do Radioca, programa voltado a música brasileira contemporânea. Tem também realizado consultorias, participado de comissões e curadorias sobre música em diversas instituições e premiações, entre elas da Secretaria de Cultura da Bahia, Natura Musical, Prêmio Caymmi e Conexão Vivo. Atua ainda como produtor e DJ. http://www.elcabong.com.br/

 

João Cabral Armando

Tem Mestrado em Música pela University of Cape Town (África do Sul), na área de Jazz Performance. É docente e diretor do Departamento do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (Moçambique). Atuou em vários Festivais e Concertos Internacionais de Música na Suécia (2007 e 2009), Dinamarca (2009), Ghana (2011),  Lituânia (2012), Estónia (2012), Tanzânia (2013), Brasil (2013) e Estados Unidos (2014). Ministrou aulas, fórum, seminários, masterclasses, palestras e oficinas sobre a Educação Musical, Música Jazz, Afro-Jazz, Africana, Moçambicana e sobre Cultura Moçambicana em Colégios e Academias de Música, destacando-se: a Rhythm Conservatory of Music de Copenhague - Dinamarca (Outubro de 2009), Aarhus Music Academy da Dinamarca (2012), Sibelius Music Academy da Finlandia (2012), Estonian Music Academy da Estonia (2012), University of Accra do Ghana (2011), University of West Coast do Ghana (2011), University of Makumira da Tanzania (2013), Universidade Federal da Bahia (2013), Universidade  Federal do Rio de Janeiro (2013) e Berklee College of Music - EUA (2014).

 

Solange Farkas

Solange Farkas é curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil. Criou o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, evento de que é também curadora-geral e que se tornou referência para a produção artística do Sul geopolítico do mundo (África, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio, parte da Ásia e Oceania), além de ter trazido nomes de peso da arte internacional, como Akram Zaatari, Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway, Marina Abramovic, Olafur Eliasson e Walid Raad. Também é responsável por exposições como “Sophie Calle, Cuide de Você”, e “Joseph Beuys – A Revolução Somos Nós”. Em 2012, Farkas assinou a curadoria da exposição de Isaac Julien: Geopoéticas, com um panorama de três décadas de produção do britânico, exibida no SESC Pompeia, em São Paulo, e no SescTV.

http://site.videobrasil.org.br/quem-somos/solange-farkas

 

Jeff Keese

Jefferson Lafaiete Keese é arquiteto graduado pela FAU-USP com experiência em produção cultural e expografia. Desde 2008 é proprietário da a2e-arquitetura do espaço expositivo. Foi coordenador de montagens e acervo da Galeria Fortes Vilaça de São Paulo (2001-2002), coordenador de produção e montagem das exposições itinerantes Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, entre 2005 e 201,3 e consultor da publicação e site, Mapa das Artes, durante 7 anos.

1_Palest_Darya.jpg