Projeções em grande escala originalmente comissionadas para apresentação no estacionamento vazio Kings City Parkade em Johanesburgo, na África do Sul.

RETREKS unSUNg CITY - África do Sul  - 2000

Jane Alexander

Adventure Centre

Projeções de 10 fotomontagens, 1,8 x 9 metros em um loop de 7 min , preto e branco, sem som.

Adventure Centre é composta por fotografias de esculturas de Jane Alexander, situadas no centro da cidade de Cape Town, onde o artista viveu por muitos anos. Alexander cria um ambiente surrealista e extremamente intrigante no interior da cidade de Cape Town. Suas esculturas pululam na paisagem da cidade e criam um cenário surpreendente.

Jane Alexander ° 1959 Johanesburgo  - África do Sul

Vive e trabalha na Cidade do Cabo  - África do Sul





Longa obsessão com o interior da cidade de Johanesburgo e sua teia de significações - uma teia que problematiza a grade idealizada do Modernismo e suas ambições verticais - as imagens de Hobbs neste trabalho entram em um campo de ilusão auto-referencial. Os reflexos oscilantes de edifícios dentro de edifícios sugere não só miragens, mas, esteticamente, camuflagem, a possibilidade de dissimulação e engano, a falta de confiabilidade dos sinais.

Programação e design, Barry Goldman

 

Stephen Hobbs ° 1972 Johanesburgo, África do Sul

Vive e trabalha em Johanesburgo, África do Sul



Mirage City                 

Projeção de fotografias, de 1,8 x 9 metros em um loop de 7 min, cor, sem som.

Stephen Hobbs

William Kentridge trabalha com figuras de sombra em várias formas e meios de comunicação. Suas animações e instalações  são bem conhecidas, bem como a suas formas desenvolvidas para o teatro. Para Retreks unSUNcity, Kentridge criou uma sobreposição linear circundante onde suas silhuetas deslocam-se em uma procissão contínua. As cores brilhantes no início do Car Park Procession são objetos comprados de comerciantes de rua nas proximidades do estacionamento onde o projeto RETREKS unsung CITY originalmente aconteceu.

Edição Catherine Meyburgh , som Wilbert Schubel.

 

William Kentridge ° 1955 Johanesburgo África do Sul

Vive e trabalha em Johanesburgo

Car Park Procession

Projeção de vídeo e animação, 1,8 x 9 metros em um loop de 7 min, cor, sem som

William Kentridge

Brett Murray


The Hero

Animação, 1,8 X 9 metros em um loop de 7 min , cor, estéreo

O herói , o primeiro pedaço de vídeo de Murray, é uma continuação temática de uma linha de pensamento que percorre alguns de seus trabalhos. Desenvolvendo um trabalho animação rigoroso e uma banda sonora desconcenrtante, o artista continua sua desconstrução do mito do super-herói, o que sugere que tais figuras convenientemente escondem intenções sinistras sobre a violência, a limpeza étnica, e a intolerância que causa guerras religiosas.

 

Brett Murray ° 1961 Pretoria, África do Sul.

Vive e trabalha na Cidade do Cabo, África do Sul.


Criado a partir de imagens de sua produção de dança / performance com o mesmo título, traça uma história urbana com ressonância mundial: uma mulher sem-teto nas ruas de Johanesburgo encontra uma casa.

Edição: Christine Hodges .

 

Robyn Orlin ° 1955 Johanesburgo, África do Sul

Vive e trabalha em Johanesburgo

In a corner the sky surrenders

Projeção de video-performance, de 1,8 x 9 metros em um loop de 7 min, cor, estéreo

Robin Orlyn

Rodney Place

Bread City - Coming trends in interior design

Série projetada de vídeo e escultura stills , 1,8 x 9 m em um circuito de 7 minutos, cor , sem som

Bread City baseia-se em dois fragmentos de experiência em que o pão ressoa com um senso de história ao mesmo tempo sublime, irônico e pungente. O primeiro diz respeito a um documentário sobre a De Beers , a companhia de mineração de diamantes , com imagens de pessoas que trabalham no sul do deserto Oeste Africano, e recebem como pagamento metade de um pão de forma, no final de cada dia. O segundo lembra uma memória de sua infância. Sua irmã quando criança num carrinho de bebê comendo um pão.

Estrelado por Nelson Ndlovu , edição Christine Hodges, Amy Allais vídeo , imagem digital Ivor Templários

Rodney Place ° 1952 Johanesburgo, África do Sul

Vive e trabalha em Johanesburgo

As obras de Jane Alexander, Stephen Hobbs, William Kentridge, Brett Murray, Robin Orlyn e Rodney Place foram comissionadas por e para RETREKS sob a proposição “Como a outra metade ...” e constituem a espinha conceitual -artístico do evento RETREKS unSUNg CITY. A mostra foi exibida pela primeira vez na Kings City Parkade, uma garagem vazia em Johanesburgo, em 30 de setembro de 2000, e, posteriormente, em setembro de 2001 - como parte da World Wide Vídeo Festival - no estacionamento Marnix em Amsterdam.

 

A produção de RETREKS unSUNg CITY foi possível graças ao generoso apoio do Departamento Sul Africano de Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia; Gauteng Departamento de Esporte, Recreação, Arte e Cultura, o Conselho Metropolitano de Johanesburgo; PROHELVETIA O Conselho de Artes da Suíça; A Embaixada Real da Holanda, o Instituto Francês da África do Sul; Business & Arts África do Sul; Grinaker Property Development; JHI Property Services; Stallion Segurança; J. Gross Workwear.

 

RETREKS unSUNg CITY foi uma iniciativa do Rodney Place.

Produzido por Zarworks Johanesburgo e WWVF Amsterdam

Mostra RETREKS unSUNg CITY